Dança do Ventre – Oriente Médio e Ásia

Originalmente é praticada em várias regiões do Oriente Médio e Ásia Meridional. Possui uma origem primitiva e de certa forma misteriosa, datada entre 7000 e 5000 a.C. Seus movimentos são aliados a música e a sinuosidade semelhante a de uma serpente com o objetivo, através de ritos religiosos dedicados as deusas, de preparar as mulheres para serem mães.

É composta por uma série de movimentos vibrações, impacto, ondulações e rotações que envolvem o corpo como um todo. Na atualidade ganhou aspectos sensuais exóticos, sendo excluída de alguns países árabes de atitude conservadora. É uma dança sensual, mas não vulgar.

Evolução:

Do ponto de vista técnico, os movimentos são marcados por ondulações abdominais, de quadril e tronco isoladas ou em combinações.pesquisadores dizem que as ondulações são semelhantes as contrações do parto: tribos do interior do Marrocos realizam ainda hoje, rituais de nascimento, em que as mulheres se reúnem em torno da parturiente com as mãos unidas, e cantando, realizam as ondulações abdominais a fim de estimular e apoiar a futura mãe a ter um parto saudável, sendo que a futura mãe fica de pé, e realiza também os movimentos das ondulações com a coluna.

Ao longo dos anos, sofreu modificações diversas. Dentre os estilos mais estudados estão os estilos das escolas:

  • Egípcia: manifestações sutis de quadril, domínio de tremidos, deslocamentos simplificados adaptados do Ballet Clássico, movimentos de braços e mãos simplificados;
  • Norte-americana: manifestações mais intensas de quadril, deslocamentos amplamente elaborados, movimentos do Jazz, utilização de véus em profusão, movimentos de mãos e braços mais bem explorados;
  • Libanesa: com shimmies mais amplos e informais, seguidos de deslocamentos muito simplificados.

No Brasil a prática revela uma tendência de copiar os detalhes de cada cultura, para fins de estudo e aumento de repertório. O estilo brasileiro tem se revelado ousado, comunicativo, bem-humorado, rico e claro no repertório de movimentos do ballet clássico russo em 1930.

Mangás e Animes – Japão

mangáMangás são as histórias em quadrinhos japonesas, possuem muitas diferenças em relação às histórias em quadrinhos ocidentais, principalmente na sua composição.

São lidos de trás para a frente e da direita para a esquerda, além disso, os personagens são caracterizados pelos olhos grandes (os japoneses acreditam serem a Janela da Alma).

Muitos mangás acabas originando Animes, que são os desenhos animados, ou vice-versa: um anime de sucesso pode acabar virando uma série de mangá.

Jet Li

Jet Li é um ator chinês especializado em artes marciais, ganhou 5 vezes o título de campeão nacional chinês de artes marciais, devido a isso, a China considera-o como "Tesouro Nacional", convidando-o a participar de diversas visitas oficiais chinesas ao exterior.

Treina Kung Fu desde os 8 anos de idade, após a morte do pai. Aos 17 anos (1979), fez sua primeira estréia no cinema na série Templo Shaolin, que se tornou um sucesso imediato na China.


Depois disso, seguiram-se vários outros trabalhos, como O Justiceiro (1994), Romeo tem que Morrer (2000), Cão de Briga (2005), Os Senhores da Guerra (2007) e O Reino Proibido (2008 – contracenou com Jackie Chan).


Artista marcial excepcional, dotado de uma destreza técnica impressionante, perfeccionista e disciplinado, foi muitas vezes comparado à Bruce Lee.